29/09/2014

GERAÇÃO 2020 - O futuro de Portugal aos olhos dos universitários


Backup

‘Geração 2020’ é uma sugestão de reflexão sobre Portugal a partir das expectativas da sua geração de jovens adultos. Utilizou a técnica do inquérito por questionário, ao qual responderam mais de um milhar de jovens entre os 18 e os 30 anos, na sua grande maioria estudantes universitários. O valor que atribuímos a estas informações não é o de um estudo sociológico (a amostra não é representativa). Como consultores de comunicação, interessam-nos sobretudo as percepções que diversos grupos de pessoas exprimem e partilham sobre a realidade e sobre as formas organizadas como essa realidade se estrutura e desenvolve no quotidiano (representações sociais) – seja através das empresas e dos seus líderes, outras organizações ou países. E sobretudo o que esperam destas instituições.

Na verdade, a ‘Geração 2020’ não existe. O que existe, e por isso usamos esta designação, é uma quantidade de pessoas que tem expectativas. Por definição, quanto mais jovem for um indivíduo mais espaço tem disponível para formar e explanar no tempo as suas expectativas. E por isso dirigimo-nos aos jovens e colocámos algumas questões sobre a forma como vêem Portugal em 2020.
E para que servem estes dados? As percepções e expectativas que recolhemos sinalizam vontades e são estas vontades que movimentam as sociedades. Sinalizam uma vontade de diálogo e actuação ao qual as organizações têm de corresponder; e movimentam sociedades porque se organizam em processos activos de partilha e construção de opinião e influência (revelação da intenção).

RESULTADOS

Realistas, cultos, desencantados e autoconfiantes.
Em 2020, Portugal vai ser um lugar melhor para viver do que em 2014.
Instituições em que acreditam: Universidade, Tu próprio, Família.
Instituições que mais têm de mudar: Partidos, Justiça, Europa.
54% considera que em 2020 viverá noutro país.
60% considera-se mais competente que os pais.
Consideram a Educação e a Economia como as áreas decisivas para o futuro do país.

Fonte: EXPRESSO.

Sem comentários:

Enviar um comentário