Entre as técnicas de investigação documentais destacam-se a análise estatística a a análise de conteúdo. Entre as restantes destacam-se os questionários, as entrevistas, a observação directa, o estudo de caso e a investigação-acção.
Cada grupo fará um PowerPoint sobre uma destas técnicas, que será apresentado na próxima 2ª-feira (05/NOV) à turma. este ficheiro deverá ficar disponível na pasta do respectivo grupo na Internet. Os recursos de partida para o trabalho são indicados no final da secção Metodologias.
No decurso do trabalho anual, cada grupo utilizará no mínimo duas técnicas, sendo obrigatório o recurso a questionários. O Google Docs facilita a aplicação desta técnica, como se mostra aqui.
A repartição dos temas pelos grupos é a seguinte:
Corpo Ideal - Questionários
Justiça Social - Entrevistas
Papel da mulher – Observação Directa
Preconceito - Estudo de Caso
Preconceito2 – Investigação-Acção
Amor Romântico - Análise de Conteúdo/Análise Temática das Entrevistas (Prof.)
Recorda-se que entretanto os alunos deverão actualizar os respectivos blogues, uma vez que estes contarão 50% para a classificação a atribuir no período. Mais se recorda que é de toda a conveniência a correcção dos mesmos, tendo em conta as notas de correcção, pois os posts incompletos terão apenas metade da cotação.
Igualmente cada grupo deverá continuar a desenvolver a investigação exploratória do seu tema enquanto são estudadas as técnicas de pesquisa.
Tarefas para esta semana
1 . Fazer o PowerPoint sobre uma destas técnicas, que será apresentado na próxima 2ª-feira (05/NOV) à turma.
2. Actualizar os blogues em atraso.
3. Desenvolver a investigação exploratória nos trabalhos de Grupo, tendo em conta as orientações fornecidas.
4. Responder ao questionário exemplo, para verificar como funciona. Os mais interessados poderão experimentar utilizar a ferramenta com um questionário simples.
27/11/2011
26/11/2011
Questionário Justiça na Avaliação Escolar (versão reduzida)
Objectivo Geral do Questionário:
A imagem de Justiça na Avaliação Escolar, para os estudantes, depende tanto das práticas escolares e da sua facilidade de relacionamento com os outros, como das suas representações da mesma.
Hipóteses a Testar:
Hipótese 1: A imagem de Justiça na Avaliação Escolar depende da sua relação com os outros (familiares, colegas, pessoal e professores);
Hipótese 2: A imagem de Justiça na Avaliação Escolar depende do seu ideal do bom professor;
Hipótese 3: A imagem de Justiça na Avaliação Escolar depende da sua opinião quando ao que as classificações medem e deveriam medir;
Hipótese 4: A imagem de Justiça na Avaliação Escolar depende do quotidiano escolar (da explicitação dos critérios de avaliação, da participação dos alunos, dos recursos educativos empregues e da metodologia de ensino).
Observe-se que a indicação da profissão e da habilitação académica dos pais permitirá observar como as respostas variam em função da “classe social”.
A imagem de Justiça na Avaliação Escolar, para os estudantes, depende tanto das práticas escolares e da sua facilidade de relacionamento com os outros, como das suas representações da mesma.
Hipóteses a Testar:
Hipótese 1: A imagem de Justiça na Avaliação Escolar depende da sua relação com os outros (familiares, colegas, pessoal e professores);
Hipótese 2: A imagem de Justiça na Avaliação Escolar depende do seu ideal do bom professor;
Hipótese 3: A imagem de Justiça na Avaliação Escolar depende da sua opinião quando ao que as classificações medem e deveriam medir;
Hipótese 4: A imagem de Justiça na Avaliação Escolar depende do quotidiano escolar (da explicitação dos critérios de avaliação, da participação dos alunos, dos recursos educativos empregues e da metodologia de ensino).
Observe-se que a indicação da profissão e da habilitação académica dos pais permitirá observar como as respostas variam em função da “classe social”.
21/11/2011
Como começar uma investigação?
O ponto de partida do investigador passa por definir uma área de estudo e dentro dessa área, um problema específico. É a definição do tema. Deverá ter também uma grande capacidade de planeamento e gestão da pesquisa.
Escolher o tema/problema significa seleccionar um assunto de acordo com as possibilidades e aptidões do investigador. Encontrar um problema que mereça ser investigado cientificamente e que tenha condições de ser formulado e delimitado, pois quanto mais abrangente for mais complexa será a pesquisa.
A que perguntas precisamos de responder?
Basicamente, o investigador deverá partir de cinco perguntas essenciais:
Responde a estas questões em grupo, tendo em consideração as orientações indicadas no Guião.
Vai guardando as fichas de leitura no teu blogue.
Escolher o tema/problema significa seleccionar um assunto de acordo com as possibilidades e aptidões do investigador. Encontrar um problema que mereça ser investigado cientificamente e que tenha condições de ser formulado e delimitado, pois quanto mais abrangente for mais complexa será a pesquisa.
A que perguntas precisamos de responder?
Basicamente, o investigador deverá partir de cinco perguntas essenciais:
Responde a estas questões em grupo, tendo em consideração as orientações indicadas no Guião.
Vai guardando as fichas de leitura no teu blogue.
Etapas do Processo de Investigação
O que distingue o conhecimento científico do conhecimento vulgar é que no primeiro caso é seguido um conjunto de passos que serão minuciosamente descritos pelo investigador, de modo que outros possam repetir a experiência e confirmar os resultados: o Método Científico. Leia a sua descrição sumária aqui.
Repara que no esquema abaixo substituímos a "experimentação" pela verificação, porque o vídeo refere um exemplo das Ciências Naturais, mas nós estamos a estudar uma Ciência Social:
Fonte: http://ebookbrowse.com/etapas-do-processo-de-investigacao-pdf-d93018143
Um esquema mais simples encontra-se aqui.
Um esquema mais desenvolvido encontra-se aqui.
Etapas de uma investigação que aplica um questionário.
Caso queiras ir além dos esquemas simplistas, é opcional a leitura de Manuel Castells.
1. Descreve as etapas do processo de investigação.
Repara que no esquema abaixo substituímos a "experimentação" pela verificação, porque o vídeo refere um exemplo das Ciências Naturais, mas nós estamos a estudar uma Ciência Social:
Fonte: http://ebookbrowse.com/etapas-do-processo-de-investigacao-pdf-d93018143
Um esquema mais simples encontra-se aqui.
Um esquema mais desenvolvido encontra-se aqui.
Etapas de uma investigação que aplica um questionário.
Caso queiras ir além dos esquemas simplistas, é opcional a leitura de Manuel Castells.
1. Descreve as etapas do processo de investigação.
17/11/2011
Um bom problema de investigação
Consulte o link e opcionalmente outros recursos disponíveis na Internet.
1. Quais são as características de um bom problema de investigação?
Recurso
Um bom problema de investigação
1. Quais são as características de um bom problema de investigação?
Recurso
Um bom problema de investigação
15/11/2011
Métodos de Investigação em Sociologia
- Muni-vos daquilo que é indispensável e procedei como é preciso proceder, obtereis então aquilo que desejais obter. Não admitais nada que não seja verdadeiramente evidente (quer dizer, apenas aquilo que deveis admitir); dividi o assunto segundo as parte requeridas (quer dizer, fazei o que deveis fazer); procedei por ordem (quer dizer, a ordem pela qual deveis proceder); fazei enumerações completas (quer dizer, aquelas que deveis fazer): é exactamente assim que procedem as pessoas que dizem se preciso procurar o bem e evitar o mal. Tudo isto, está sem dúvida, certo. Simplesmente faltam os critérios do bem e do mal.
Leibniz, citado por Pierre Bordieu, em “O Poder Simbólico”
Frequentemente distinguem-se o método intensivo, o método extensivo e o método experimental (manual, 45). Dada a improbabilidade de aplicação do método experimental em Ciências Sociais restam os dois primeiros.
O método intensivo acaba por ser equivalente de análise qualitativa, porque se estudam em profundidade poucas observações:
- envolve a colecta e análise sistemática de materiais narrativos mais subjectivos;
- trabalha com realidades não quantificáveis, não utilizando instrumentos formais e estruturados, podendo usar roteiros e perguntas abertas na colecta de informações;
- é globalizante, procurando captar a situação ou o fenómeno em toda a sua extensão.
O método extensivo associa-se à análise quantitativa, uma vez que se observam amostras, ou até populações, numerosas com o objectivo de detectar regularidades na estrutura dos dados:
- envolve a colecta sistemática de informação, mediante condições controladas e procedimentos estatísticos;
- busca a quantificação, utilizando procedimentos estruturados e instrumentos formais para a colecta de informações;
- procura estabelecer relações entre causas e efeitos.
Utiliza criticamente o link.
1. Apresenta as características da análise qualitativa.
2. Apresenta as características da análise quantitativa.
3. Verifique que neste estudo sobre Acidentes de Serviço em Profissionais de Saúde fez sentido combinar a análise qualitativa com a quantitativa.
4. Consultando o manual e opcionalmente a Internet (nesse caso, faz o respectivo link):
4.1. Indica as vantagens e desvantagens da análise qualitativa.
4.2. Indica as vantagens e desvantagens da análise quantitativa.
08/11/2011
Etnocentrismo e simplismo
"Puxem esses porcos! Têm que salvar os nossos bancos! Responsabilizem os preguiçosos gregos, irlandeses, portugueses, espanhóis e italianos” Cartaz em Berlim, 2011
Fonte: Mail em circulação na Internet.
02/11/2011
Das Representações Sociais aos Regimes de Justificação
Aqui se recorda o papel das representações sociais como matéria-prima da Sociologia para que os estudantes tenham presente que conversação vulgar não é Sociologia, mas que cabe a esta desvendar as lógicas de argumentação explícitas nas justificações apresentadas.
O esquema sintetiza o objecto da Sociologia, as tarefas do sociólogo e o paradigma da Sociologia, conjuntamente com o número de casos analisados, as técnicas de recolha de dados, os métodos de investigação e os seus objectivos.
Apresentam-se ainda em síntese os regimes de justificação.
Imagem em PDF
1. Verifique que o método dedutivo e método indutivo poderão ser considerados complementares.
2. Relacione o paradigma da Sociologia e as tarefas do sociólogo com o número de casos analisados.
O esquema sintetiza o objecto da Sociologia, as tarefas do sociólogo e o paradigma da Sociologia, conjuntamente com o número de casos analisados, as técnicas de recolha de dados, os métodos de investigação e os seus objectivos.
Apresentam-se ainda em síntese os regimes de justificação.
Imagem em PDF
1. Verifique que o método dedutivo e método indutivo poderão ser considerados complementares.
2. Relacione o paradigma da Sociologia e as tarefas do sociólogo com o número de casos analisados.
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