27/11/2011

Técnicas de Investigação em Sociologia

Entre as técnicas de investigação documentais destacam-se a análise estatística a a análise de conteúdo. Entre as restantes destacam-se os questionários, as entrevistas, a observação directa, o estudo de caso e a investigação-acção.

Cada grupo fará um PowerPoint sobre uma destas técnicas, que será apresentado na próxima 2ª-feira (05/NOV) à turma. este ficheiro deverá ficar disponível na pasta do respectivo grupo na Internet. Os recursos de partida para o trabalho são indicados no final da secção Metodologias.

No decurso do trabalho anual, cada grupo utilizará no mínimo duas técnicas, sendo obrigatório o recurso a questionários. O Google Docs facilita a aplicação desta técnica, como se mostra aqui.

A repartição dos temas pelos grupos é a seguinte:

Corpo Ideal - Questionários
Justiça Social - Entrevistas
Papel da mulher – Observação Directa
Preconceito - Estudo de Caso
Preconceito2 – Investigação-Acção
Amor Romântico - Análise de Conteúdo/Análise Temática das Entrevistas (Prof.)

Recorda-se que entretanto os alunos deverão actualizar os respectivos blogues, uma vez que estes contarão 50% para a classificação a atribuir no período. Mais se recorda que é de toda a conveniência a correcção dos mesmos, tendo em conta as notas de correcção, pois os posts incompletos terão apenas metade da cotação.

Igualmente cada grupo deverá continuar a desenvolver a investigação exploratória do seu tema enquanto são estudadas as técnicas de pesquisa. Tarefas para esta semana

1 . Fazer o PowerPoint sobre uma destas técnicas, que será apresentado na próxima 2ª-feira (05/NOV) à turma.

2. Actualizar os blogues em atraso.

3. Desenvolver a investigação exploratória nos trabalhos de Grupo, tendo em conta as orientações fornecidas.

4. Responder ao questionário exemplo, para verificar como funciona. Os mais interessados poderão experimentar utilizar a ferramenta com um questionário simples.

26/11/2011

Questionário Justiça na Avaliação Escolar (versão reduzida)

Objectivo Geral do Questionário:

A imagem de Justiça na Avaliação Escolar, para os estudantes, depende tanto das práticas escolares e da sua facilidade de relacionamento com os outros, como das suas representações da mesma.

Hipóteses a Testar:

Hipótese 1: A imagem de Justiça na Avaliação Escolar depende da sua relação com os outros (familiares, colegas, pessoal e professores);

Hipótese 2: A imagem de Justiça na Avaliação Escolar depende do seu ideal do bom professor;

Hipótese 3: A imagem de Justiça na Avaliação Escolar depende da sua opinião quando ao que as classificações medem e deveriam medir;

Hipótese 4: A imagem de Justiça na Avaliação Escolar depende do quotidiano escolar (da explicitação dos critérios de avaliação, da participação dos alunos, dos recursos educativos empregues e da metodologia de ensino).

Observe-se que a indicação da profissão e da habilitação académica dos pais permitirá observar como as respostas variam em função da “classe social”.


21/11/2011

Como começar uma investigação?

O ponto de partida do investigador passa por definir uma área de estudo e dentro dessa área, um problema específico. É a definição do tema. Deverá ter também uma grande capacidade de planeamento e gestão da pesquisa.

Escolher o tema/problema significa seleccionar um assunto de acordo com as possibilidades e aptidões do investigador. Encontrar um problema que mereça ser investigado cientificamente e que tenha condições de ser formulado e delimitado, pois quanto mais abrangente for mais complexa será a pesquisa.

A que perguntas precisamos de responder?

Basicamente, o investigador deverá partir de cinco perguntas essenciais:

Responde a estas questões em grupo, tendo em consideração as orientações indicadas no Guião.



Vai guardando as fichas de leitura no teu blogue.

Etapas do Processo de Investigação

O que distingue o conhecimento científico do conhecimento vulgar é que no primeiro caso é seguido um conjunto de passos que serão minuciosamente descritos pelo investigador, de modo que outros possam repetir a experiência e confirmar os resultados: o Método Científico. Leia a sua descrição sumária aqui.



Repara que no esquema abaixo substituímos a "experimentação" pela verificação, porque o vídeo refere um exemplo das Ciências Naturais, mas nós estamos a estudar uma Ciência Social:

Fonte: http://ebookbrowse.com/etapas-do-processo-de-investigacao-pdf-d93018143

Um esquema mais simples encontra-se aqui.


Um esquema mais desenvolvido encontra-se aqui.

Etapas de uma investigação que aplica um questionário.

Caso queiras ir além dos esquemas simplistas, é opcional a leitura de Manuel Castells.

1. Descreve as etapas do processo de investigação.

17/11/2011

Um bom problema de investigação

Consulte o link e opcionalmente outros recursos disponíveis na Internet.

1. Quais são as características de um bom problema de investigação?




Recurso

Um bom problema de investigação

15/11/2011

Métodos de Investigação em Sociologia

  • Muni-vos daquilo que é indispensável e procedei como é preciso proceder, obtereis então aquilo que desejais obter. Não admitais nada que não seja verdadeiramente evidente (quer dizer, apenas aquilo que deveis admitir); dividi o assunto segundo as parte requeridas (quer dizer, fazei o que deveis fazer); procedei por ordem (quer dizer, a ordem pela qual deveis proceder); fazei enumerações completas (quer dizer, aquelas que deveis fazer): é exactamente assim que procedem as pessoas que dizem se preciso procurar o bem e evitar o mal. Tudo isto, está sem dúvida, certo. Simplesmente faltam os critérios do bem e do mal.
    Leibniz, citado por Pierre Bordieu, em “O Poder Simbólico”

Frequentemente distinguem-se o método intensivo, o método extensivo e o método experimental (manual, 45). Dada a improbabilidade de aplicação do método experimental em Ciências Sociais restam os dois primeiros.

O método intensivo acaba por ser equivalente de análise qualitativa, porque se estudam em profundidade poucas observações:

  • envolve a colecta e análise sistemática de materiais narrativos mais subjectivos;
  • trabalha com realidades não quantificáveis, não utilizando instrumentos formais e estruturados, podendo usar roteiros e perguntas abertas na colecta de informações;
  • é globalizante, procurando captar a situação ou o fenómeno em toda a sua extensão.

O método extensivo associa-se à análise quantitativa, uma vez que se observam amostras, ou até populações, numerosas com o objectivo de detectar regularidades na estrutura dos dados:

  • envolve a colecta sistemática de informação, mediante condições controladas e procedimentos estatísticos;
  • busca a quantificação, utilizando procedimentos estruturados e instrumentos formais para a colecta de informações;
  • procura estabelecer relações entre causas e efeitos.


Utiliza criticamente o link.
1. Apresenta as características da análise qualitativa.

2. Apresenta as características da análise quantitativa.

3. Verifique que neste estudo sobre Acidentes de Serviço em Profissionais de Saúde fez sentido combinar a análise qualitativa com a quantitativa.

4. Consultando o manual e opcionalmente a Internet (nesse caso, faz o respectivo link):
4.1. Indica as vantagens e desvantagens da análise qualitativa.

4.2. Indica as vantagens e desvantagens da análise quantitativa.

08/11/2011

Etnocentrismo e simplismo


"Puxem esses porcos! Têm que salvar os nossos bancos! Responsabilizem os preguiçosos gregos, irlandeses, portugueses, espanhóis e italianos” Cartaz em Berlim, 2011

Fonte: Mail em circulação na Internet.

02/11/2011

Das Representações Sociais aos Regimes de Justificação

Aqui se recorda o papel das representações sociais como matéria-prima da Sociologia para que os estudantes tenham presente que conversação vulgar não é Sociologia, mas que cabe a esta desvendar as lógicas de argumentação explícitas nas justificações apresentadas.

O esquema sintetiza o objecto da Sociologia, as tarefas do sociólogo e o paradigma da Sociologia, conjuntamente com o número de casos analisados, as técnicas de recolha de dados, os métodos de investigação e os seus objectivos.

Apresentam-se ainda em síntese os regimes de justificação.


Imagem em PDF

1. Verifique que o método dedutivo e método indutivo poderão ser considerados complementares.

2. Relacione o paradigma da Sociologia e as tarefas do sociólogo com o número de casos analisados.