01/10/2011

Conjugando o positivismo com a sociologia compreensiva

Na perspectiva positivista, com Durkheim os factos sociais são coisas, isto é, são fenómenos em si mesmos, desligados dos sujeitos conscientes que deles têm apenas representações. Porém para Weber o sentido da acção é indispensável para compreender e explicar os fenómenos sociais, na sociologia compreensiva.

Estas duas perspectivas da Sociologia nos melhores trabalhos empíricos acabam por se revelar complementares.

Num estudo onde o número de casos seja muito reduzido, pode nem fazer sentido a construção de indicadores estatísticos, e o investigador estará condenado a tentar interpretar o significado dos escassos casos que observou, prevalecendo a sociologia compreensiva, por impossibilidade de outro tipo de análise.



Quando dispomos de dados empíricos referentes a amostras grandes, a forma prática de os interpretar passa pela construção de quadros e de gráficos que sintetizem a respectiva informação. Na sua interpretação procuramos identificar as regularidades dos fenómenos sociais, aproximando-nos da perspectiva positivista.



Os melhores estudos conjugam o positivismo com a sociologia compreensiva, pois além de disporem de dados referentes a amplas amostras que condensam em tabelas e gráficos, e também destacam expressões significativas ditas pelos inquiridos, como se pode observar no relatório da EU KIDS ONLINE.



Outro exemplo. Imagina que se pretende estudar a Sexualidade. Uma alternativa é realizar um questionário a uma amostra da população, como fez recentemente o Expresso: Afirma que 16% dizem que a crise "afetou negativamente" a sua vida sexual, particularmente entre a "classe baixa" e "média-baixa", entre outras conclusões onde a quantificação positivista transmite a sensação de exactidão.

Transpõe-se abaixo um quadro de outro estudo quantitativo que te permite reflectir sobre o modo como os pais encaram o beijo na boca pelos filhos em diferentes circunstâncias: rapaz (M)/ rapariga (F); namorando ou não; em função no habitat, da posição religiosa e da idade do filho.
Fonte: PAIS, José Machado, Família, sexualidade e religião, Análise Social, 1985.

Os números apresentam estruturas sobre as quais poderemos reflectir, utilizando a nossa experiência de vida (compreensão), mas são imagens estáticas. A sociologia compreensiva introduz o agente em acção convidando a perceber a dinâmica dos fenómenos. Exemplo: Quem acompanhou o processo de "domesticação" de que Gabriela foi vítima, poderá explicar/compreender o que sucedeu, desde que a vimos no primeiro beijo apaixonado (Capitulo 8, 14:00/16:00) até à primeira nega (Capitulo 58, 09:00/11:00)?
A sociologia compreensiva poderá parecer menos exacta, mas será certamente mais rica em detalhes e mais aberta à imaginação.

1. Tomando como referência os documentos acima, descreva num texto de 20 linhas com que objectivos os jovens utilizam a Internet, e como a utilizam.

2. Explicite como poderia desenvolver um estudo para conhecer melhor o perfil dos jovens cibernautas.

3. Fundamente três conclusões sobre o beijo com base no Quadro de José Machado Pais.

4. Em que medida as cenas de filmes/novelas poderão constituir material interessante do ponto de vista da sociologia compreensiva?

Sem comentários:

Enviar um comentário